É a inflamação aguda ou crônica,infecciosa,alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Os casos mais comuns ou recorrentes são geralmente determinados pela etiologia alérgica, induzida pela exposição a componentes que possuem maior probabilidade de causar alergias nas pessoas, entre eles ,ácaros da poeira, barata, fungos, epitélio e saliva de animais [ cão e gato].os sintomas mais comuns são :prurido [coceira] em nariz ,olhos ,ouvidos e garganta, espirros, coriza e obstrução [entupimento] nasal.
O diagnóstico das doenças alérgicas se dá principalmente através de consulta detalhada e uso de exames laboratoriais e testes alérgicos que oferecemos na clínica.
Oferecemos:
Teste alérgico de leitura imediata [puntura ou prick test]: é realizado quase sempre no antebraço, praticamente indolor, onde testamos alérgenos alimentares ou inaláveis com resultados em 15 a 30 minutos
Teste alérgico de contato [patch test] padrão e cosméticos: são testes de leitura tardia [48 a 72 hs] que servem para investigar dermatoses de contato a várias substâncias, a saber, cosméticos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza ou utilizados nas atividades de trabalho do paciente. São realizados nas costas através de adesivos [patchs].
Tratamentos com imunoterapias específicas [vacinas] para alergia a inalantes e insetos.
Tratamentos com imunoterapia específica para candidíase e herpes simples de repetição.
Estímulo do sistema imunológico na prevenção e tratamento de infecções de repetição.
-
Rinite alérgica
-
Asma
É uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns. As principais características dessa doença são a dificuldade para respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas. Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais, estão a exposição à poeira e barata, ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais. Para os fatores genéticos, característicos de cada pessoa, destacam se o histórico familiar de asma ou rinite ou dermatite atópica.
-
Dermatite atópica
É uma doença inflamatória crônica da pele, mais comum na infância, não contagiosa, associada à coceira intensa. O desenvolvimento da doença ocorre por fatores genéticos, alterações estruturais e funcionais da pele do sistema imunológico, bactérias que colonizam nossa pele, fatores ambientais e psicológicos. A maioria das crianças melhora no final da infância, mas parte das pessoas podem evoluir com a doença e pequena parte [1%] desenvolve na idade adulta. O tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, controlando as lesões e aliviando os sintomas. Porém a doença pode evoluir com períodos de melhora e piora, devendo ser acompanhada sempre pelo médico.
-
Urticária
Doença que apresenta placas avermelhadas na pele, que normalmente coçam, podendo ou não ser acompanhada de angioedema [inchaço] nas pálpebras, lábios, orelhas, genitais, língua e até a glote, podendo evoluir para um quadro bastante grave. Pode ser aguda [até 6 semanas] ou crônica. É desencadeada por estímulos físicos [pressão, frio, calor, exercícios, vibração, etc] ou por processos infecciosos, inflamatórios, auto imunes ou alimentos, medicamentos, insetos, plantas ou até stress.
-
Dermatite de contato
É uma reação inflamatória da pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar reações irritativas ou alérgicas.
IrritativaCausada por substâncias ácidas ou alcalinas como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias. Pode acontecer no primeiro contato como agente causador e pode ficar restrita a área exposta, o que acontece em grande parte das pessoas.
AlérgicaSurge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações de defesa do organismo e por esse motivo pode levar meses ou anos para ocorrer após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato aparece, em geral pelo contato com produtos de uso frequente ou diário, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes e medicamentos de uso tópico. As lesões aumentam o local de contato coma pele, podendo se estender à distância. Alguns produtos causam reações somente após exposição solar concomitante, como sumo de frutas cítricas e perfumes. As dermatites podem acontecer no ambiente doméstico ou nas atividades de lazer e trabalho.
Substâncias mais comuns: metais, plantas, medicamentos tópicos, cosméticos, roupas e tecidos sintéticos, detergentes e solventes, adesivos, cimento, óleos, graxas e tintas de parede.
O diagnóstico pode ser esclarecido pelos testes alérgicos de contato.
-
Alergia alimentar
A alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentações variadas que podem surgir na pele, tratos respiratório e gastrointestinal. A alergia alimentar resulta de resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.
A intolerância a lactose é comumente confundida com alergia a leite, mas na verdade é uma desordem metabólica pela ausência ou diminuição da enzima lactase, responsável pela degradação da lactose que é um açúcar do leite. Nesse caso os sintomas são somente digestivos.
As alergias alimentares atingem cerca de 6 a 8% de crianças abaixo de 3 anos e 2 a 3% de adultos. Os alimentos mais frequentemente envolvidos são leite de vaca, ovo, trigo, soja, castanhas e frutos do mar.
As reações a corantes, conservantes e aditivos alimentares são mais raras e são mais relacionadas a corantes amarelos [tartrazina], sulfitos e glutamato monossódico.
Há vários métodos de diagnóstico disponíveis, mas o tratamento da alergia alimentar ainda consiste na retirada do alimento suspeito e alívio de sintomas.